terça-feira, março 27, 2007

Ver ou não ver... eis a questão!

“Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho.”, Arthur Schopenhauer

Hoje, celebra-se o dia Internacional do Teatro. Uma arte tantas vezes menosprezada em Portugal. Normalmente, nunca se valorizam as peças nacionais que os encenadores levam à cena, e, por isso, este texto é também um mea culpa.
A última vez que fui ao teatro já foi há uns bons quatro anos. Lembro-me como se fosse hoje: eu e um grupo de amigas decidimos ir ao Teatro-Estúdio Mário Viegas (nas traseiras do S. Luiz) ver a badalada peça As Obras de William Shakespeare em 97 minutos. Apesar da experiência me ter agradado, não voltei ao teatro. Provelmente, e pelo que oiço, já devo ter perdido algumas peças de teatro que valiam a pena. Acho que ainda procuro a obra que me faça pensar: “É por esta peça que vou ao teatro!”.

Porém, o facto de não ir ao teatro não se deve só à minha falta de interesse sobre as peças. A verdade é que, em Portugal, a cultura é mal financiada e isso repercute-se no público. Na altura em que fui (2003), paguei 20€ pelo meu bilhete. Não tive qualquer desconto por ser jovem, estudante...nada! Não sei de muitos preços praticados pelos teatros nacionais, mas sei, por experiência própria, que estes valores se aplicam também aos livros, a espectáculos musicais, a cd’s... A cultura devia ter mais em conta os tempos de crise que se vivem.

Para informações sobre o que está em cena e onde, basta clicar aqui.

0 comentários: