segunda-feira, outubro 27, 2008

Paixão, ódio, crítica - um clube!



Quem me conhece sabe que sou uma fervorosa adepta do Benfica. Sempre que posso, tento ir ao estádio. Não só vejo a minha equipa, como ainda estou com a minha cara metade. Combinação perfeita! Este fim-de-semana não foi excepção. O adversário não era suposto ser díficil, mas os três pontos tinham de ser conquistados... e foram. É verdade que sofremos, que custou, mas o que conta mesmo é o resultado final. O Benfica chegou-se ao topo da classificação. Na próxima jornada, logo se vê...

Não escrevo este post para falar do Benfica, embora fosse um tema deveras interessante. Este post é dedicado a todos os que vão ao estádio, porque acho que não há lugar onde as ideias sejam tão diferentes e tão iguais, unidas pelo amor a um clube. Os adeptos nunca estão contentes, por natureza, e, acima de tudo, todos se julgam treinadores de bancada. Podem nem saber nada, mas mandam a sua crítica e a sua boca. Normalmente, têm um ódio de estimação. Pelo menos no meu sector, é o Nuno Gomes. Só vêem o que ele faz de mal, nunca o que faz de bem. Não sabem admitir que corre, que se esforça, só vêem que erra, que não marca, que não ajuda... e vai daí, lançam as maiores asneiras/insultos que se possam imaginar (coisas que nunca pensei que existissem!). Se, de repente, o Nuno Gomes marca, é o maior ídolo de todos. Bichos estranhos, os adeptos...

No final do jogo de ontem, havia sorrisos. O Benfica conseguiu ganhar, mas nem todos estavam contentes. Lá se encontravam uns quantos a criticar as opções do treinador nas substituições. Cardozo, o salvador de ontem, era vaiado e assobiado, mas a maioria queria-o ver em campo. Tem pés de chumbo, diziam uns; quem é que lhe disse que era jogador, diziam outros... Tudo criticava, mas a verdade é que, no seu íntimo, todos estavam felizes pela sua prestação. O que conta são os golos e ele marcou... para 3 pontos.

A paixão que une todas estas divergências não tem explicação. E é tão estranha que, mesmo que tivéssemos feito um jogo pior (podem pensar que não, mas é possível!!), à saída do estádio, debaixo do túnel a caminho do Colombo, todos gritariam(os) em uníssono SLB, SLB, SLB, GLORIOSO SLB. Vale a pena sofrer porque a expulsão depois é intensa e sabe tão bem... E, onde quer que seja, mas falo sobretudo pela Catedral, não há imagem mais bonita do que ver as bancadas aos pulos: foi golo!... ontem, houve 2 para nós e foram suficientes para estarmos a um ponto do líder!

8 comentários:

Ontem n fui ao estádio pq ando um cadito atarefada com as mudanças, mas vi pela tv e mais uma vez constantei que aquele estádio e o chamado "inferno da luz" é unico, que só quem partilha do sentimento de ser benfiquista percebe...
E com custo já vamos a caminho da liderança...
Kiss e boa semana

Ali, na nossa Catedral, somos todos iguais: novos , velhos, gordos, magros, ricos, pobres, brancos, pretos, amarelos, todos BENFIQUISTAS!
Ainda ontem vi o quão fervoroso é o amor pelo Benfica. O meu filho a vibrar com o jogo, umas "tias" atrás de nós a chamar nomes ao árbitro, enfim... um gosto, uma paixão e um amor indescritíveis!
Ainda ontem à noite, depois de chagar a casa, comentava isto com a minha mulher: já viste como ali, naquele estádio, há uma paixão enorme pelo Benfica? Isso não se vê nos outros clubes... ou melhor, vê-se, mas não daquela forma.
Ser benfiquista é indescritível.
Amo-te tanto, Benfica!!!

Embora defenda cores bem diferentes das tuas não posso deixar de me reconhecer nalguns pontos deste post.
Acho que só quem gosta verdadeiramente de futebol compreenderá esta paixão e a alegria, ou tristeza, que sentimos em relação aos jogos dos nossos clubes.

Aqueles momentos do caminho entre casa e o estádio são maravilhosos, aquela ansiedade toda e depois chegar ao estádio, sentar no nosso lugar e falar com os companheiros de lugar, que nem sabemos o nome nem o que fazem, mas também não necessitamos porque eles partilham a nossa paixão pelo clube e é o mais que suficiente para partilhar tantas emoções, e abraços em momentos de euforia. E quando entramos naquelas portas, transformamos-nos noutras pessoas, tenho um amigo que pede desculpa a todas as pessoas do lado por causa dos insultos e das asneiras :)
E em todos os clubes existe isso o que falas: há sempre um jogador que é ódio de estimação, muitos treinadores da bancada ( como diz o P.Bento e bem, em Portugal todos percebem de futebol menos os treinadores), etc. É que o futebol também serve para descarregar as frustrações da vida de muita gente e é por isso que, por vezes, ficamos revoltados com alguma criticas injustas das pessoas que estão ao nosso lado. Se bem que eu tenho uma solução para isso, o relato do jogo no rádio é o meu companheiro habitual por isso nem os oiço :)

já agora,uma pequena provocação, já encontraram a águia ? LOL

Por acaso, não sei, mas se perdermos aquela, o que não falta são substitutas. Tens de admitir que é espectáculo muito bonito ver a águia a aterrar.

Eu ainda me lembro quando fui ver o Benfica-Porto para a Taça de Portugal (final em que ganhámos). Fui a única a aplaudir de pé o Zahovic quando ele entrou e, quando marcámos o 2-1, eu e a minha amiga abraçamo-nos ao pai e filho que estavam à nossa frente. Não sabíamos quem eram, não interessava... eram do Benfica!

Tenho uns atrasado atrás de mim que não valorizam os jogadores que têm, mas depois festejam tudo como se nada fosse. Isso irrita-me. Alguns vão lá 2x por ano e julgam que têm direitos.. se querem enxovalhar que o façam em casa.

Menphis, tu deves cores que andam murchinhas, murchinhas... e ainda se hão-de arrepender de ter ido buscar o Rodriguez (principal foco de instabilidade no vosso plantel). Como adepto, não achas que nós ficámos melhor servidos com o extremo esquerdo actual? Eu acho :P

É sim senhor, um espectáculo giro, e a partir de agora o interesse aumentou, será que foge ou não ? LOL

Quanto ás minhas cores não diria murchas, talvez um pouco desbotado, como diz o meu Presidente " Largos dias tem 100 anos" e ainda existe muito tempo para dar a volta. :)

Sobre o Rodriguez, existem vários factores para não brilhar, não é a falta de qualidade ( concordo contigo para a táctica do Quique o Reyes dá mais jeito do que o Rodriguez porque é mais um extremo puro) mas sim as sempre inconvenientes idas à selecção ( viagens, jet-lags e tudo mais) ressente-se fisicamente e também o mau momento da equipa ajuda. Quanto a ser um factor de desestabilização, pela minha experiência ( até dentro do balneário) digo que existe um factor maior de desestabilização: as derrotas. Neste momento 2 seguídas é normal começar a quebrar o grupo, mas quando as vitórias aparecerem tudo vai ao sitio. E para terminar, achei um completo exagero dar 7 milhões por ele, e o ordenado também é exagerado, nisso o Lisandro tem razão ele merece tudo, mas ele poderá ser um factor de desestabilização por causa disso, mas acredito nos capitães para controlarem o balneário.

e quantos aos abraços a desconhecidos, felizmente já vivi tantas e boas alegrias que já tenho pela minha conta :)embora ainda me habituasse, quando lá vou, espero sempre mais alguns ( e de preferência de gajas boas :))) )

O Rodriguez não ia à selecção quando estava no Benfica? curioso que quando o Benfica andava em baixo com o Camacho, nunca ninguém aceitou essa desculpa...

O Cardozo, o Maxi, o Katso, o Luisão, o Suazo, o Binya vão às selecções...

Cada um defende o seu, claro. Estando fora do vosso universo, posso dizer-te que considero este Porto o mais fraco dos últimos anos.. há ainda muito jogo.

O Lisandro não sei se merece tudo, mas o Lucho merece.

Rodriguez fez 14 jogos completos no SLB e efectuou 27 jogos. Cansaço, ele próprio dizia, e por vezes nem treinava, mas nada o impedia de jogar mais no slb do que tem feito no fcp. Não digo que é O factor, mas é um dos factores. Os problemas no balneário também devem ter mexido.

E quanto ao FCP estar fraco, sim, está à vista que está mais fraco ( perdeu 3 jogadores essenciais e não os substituiu bem, falta um desequilibrador,etc).