sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Conhecimento geral

Às vezes pergunto-me em que mundo é que as pessoas vivem, o que fazem nos seus tempos livres, de onde é que tiram a ideia de que são cultas... Há pouco mais de uma semana, regressou aos serões da RTP1 o programa Quem Quer Ser Milionário, conduzido pelo Jorge Gabriel. Gosto de ver este tipo de entretenimento, mas bem que dispensava o apresentador que, em metade do tempo, só quer "encher chouriços", reduzindo o número de perguntas de cada programa.
Nas últimas sessões, têm passado por lá alguns concorrentes que deixam muito a desejar. Como é que é possível que nunca tenham ouvido falar de Umberto Eco? Como é que desconhecem onde se situa o Conselho da Europa? Quem não sabe quem foi a mulher eleita, em 2005, para liderar os destinos da Alemanha? Como é que desconhecem quem é o actual presidente de Timor-Leste? Eu até esqueço as perguntas específicas de cinema, literatura ou música, mas, convenhamos, tudo o resto é cultural geral, que nos rodeia diariamente. As pessoas candidatam-se para um programa deste tipo e, ainda antes de atingirem o patamar dos €500, já se estão a despedir. E só de pensar na figura que fazem... O que eu gosto mesmo é de as ver dizer, depois de terem falhado a resposta: "Ah, pois é! Eu até sabia isso...". Próximo!

3 comentários:

Gosto bastante do Quem Quer Ser Milionário, especialmente para ir medindo os meus conhecimentos e aprender coisas novas. Realmente, o "encher chouriços" cansa um bocado... mas assim, chamam menos concorrentes e dão menos dinheiro :)
Quanto aos concorrentes... para fazerem figuras tristes, mais valia terem ficado em casa! O problema é que muita dessa gente não vê telejornais, não lê notícias e anda completamente a leste do paraíso e depois querem ficar milionários :D

Eu adoro o programa e sempre que posso vejo, mas ao contrário de ti gosto do Jorge Gabriel. Sei bem que há um excesso de "encher chouriços", mas isso é culpa de quem manda no programa e não do apresentador.
Quanto aos concorrentes, é com cada um que eu até fico de boca aberta e concordo plenamente contigo quando dizes que é muito irritante quando depois de ver a resposta certa fazem certos comentários.
Bem, é o retrato da sociedade..

A verdade é que eu às vezes não sei certas respostas lógicas... e é por isso mesmo que não vou lá!
É sempre arriscado ir para um lugar completamente diferente daquilo a que estamos habituados, e mesmo assim manter a calma para conseguir acertar!