terça-feira, fevereiro 19, 2008

Hasta la vitoria siempre

Em Cuba, termina hoje um ciclo. Fidel Castro, o comandante, anunciou a sua renúncia à presidência. Depois de 50 anos à frente dos destinos do país, Fidel Castro, um dos mais críticos das políticas norte-americanas, assumiu não ter condições físicas para continuar no cargo. O "comandante en Jefe" liderou as forças de guerrilha que derrubaram Fulgêncio Batista do poder, resistiu a tentativas de assassinato da CIA e viveu o período da Guerra Fria e do fim do comunismo soviético. Goste-se ou não se goste dele, Fidel Castro marcou uma época e veremos o que será feito de Cuba depois dele.

De Che Guevara e Fidel Castro ficam as memórias.

A mensagem do adeus do presidente.

5 comentários:

É como dizes: goste-se ou não, Fidel Castro é uma figura marcante na história. Pessoalmente, é-me um pouco indiferente, apesar de me dar um certo gozo alguém não se submeter ao pseudo donos do mundo, os EUA :)

Que faça bom viagem (era bom que ele fosse para Marte ou assim...) e que mande saudades, que é coisa que cá não deixa!

:)

No fundo, no fundo... eu até o admiro (não a ideologia política, claro está)

Era algo que já devia ter feito, pois um pouco como o Pápa João Paulo II, não tinham já condições físicas e psicológicas para tal. Vamos ver como reage agora Cuba sem o seu comandante.

Paulo, podias até não ser adepto das ideias dele, mas hás-de convir que era o único que fazia finca-pé aos EUA, como agora faz o Chavez (embora de forma muito menos inteligente).

Tenho familiares que visitaram Cuba e dizem que o povo vive muito da exploração mítica dos seus ícones (Che, Fidel...) e, de facto, estou bastante curiosa para saber o futuro deste país.

E eu que queria tanto ter ido a Cuba no tempo do Fidel pá....

Vamos ver o que muda... ou não!

Bêjos