segunda-feira, junho 02, 2008

O tema do momento

Sinto-me uma ovelha fora do rebanho, por estes dias. Sou benfiquista de corpo e alma, mas não consigo embarcar num entusiasmo tão grande quando se trata da Selecção. Não tenho nada contra os jogadores (talvez alguns não os escolhesse), não sou anti-Scolari (embora não seja o meu treinador ideal), mas não sou fanática. Claro que não quero que a equipa tenha maus resultados, porque, independentemente de quem a representa, sempre é a imagem do País, mas não embarco num entusiasmo desmedido só porque fomos vice-campeões da Europa ou porque, supostamente, temos, nas nossas fileiras, o melhor jogador do Mundo.

Desde 19 de Maio, que as nossas televisões nos têm bombardeado com programas sobre os 23 seleccionados: como se vestem, que casas têm, quais as suas alcunhas, como fazem as suas fintas, o que comem... Enfim, vai-se até ao mais ínfimo pormenor que não interessa a ninguém. Bom, se calhar, interessa, tendo em conta a quantidade de pessoas que foi assistir a treinos em Viseu (mas tiraram dias de férias para aquilo??), que seguiu o percurso da Selecção de Oeiras a Belém e até à Portela, e que esperou, até às tantas, para ver os jogadores entrarem no hotel suíço.

As televisões têm empolado este entusiasmo, mas poucos órgãos de comunicação social divulgaram os valores que todos nós, trabalhadores contribuintes, estamos a pagar aos "incríveis". Por dia, desembolsamos 700€ por jogador. Assim, só em Portugal, e contando apenas com os 23 atletas, a Selecção custou-nos 225.400€. Por dia, ganham mais do que muitos de nós recebem por mês... Pergunto-me como é que temos capacidade para pagar estas quantias e, acima de tudo, como é que deixamos. Gente sem comer, sem ter condições básicas de vida e ninguém diz nada...

Porquê tanto entusiasmo? Na minha opinião, estes meninos têm mais é de dar o seu melhor e chegar o mais longe possível. É a obrigação deles. Estão a ser bem pagos para darem alegrias aos portugueses e não para andarem a fazer fretes. Os fretes que fiquem em Portugal, onde, por inúmeras vezes, foram incapazes de retribuir o afecto que muitos adeptos lhes deram.


EDIT: Num rasgo de bom senso, ou perto disso, o Fisco decidiu reduzir a diária dos jogadores seleccionados para 395€... Não sabemos quanto receberão em prémios ou por fora, mas temo que eles talvez ainda fiquem pobrezinhos...

7 comentários:

Pois eu sou ainda pior do que tu...

A minha humilde opinião é a de que "esta gente" devia jogar por amor à camisola - pelo menos no que toca à selecção.

Quanto ao que têm passado na televisão, só vejo quando no zapping passo por esses canais. Valha-nos a tv por cabo!

Agora o que eu gostava mesmo de ver nos notíciarios eram as taxas de juro a baixarem :) Isso é que era! Mas para valores que "se vissem". A ver se os tostoezitos começavam a dar para mais umas coisitas ;)

E pensar que ainda nem sequer começou o Euro...
:-(

Eu já fui mais adepto do que sou agora. Também já não sinto muito entusiasmo pela selecção, nem pelo futebol no geral. Julgo que desde a saída do Figo, Rui Costa e Pauleta da selecção, esta deixou de ser a mesma. Não encontro lá nenhum líder como foi o Figo e isso acho que é fundamental. Temos o melhor jogador do mundo, a meu ver, mas falta-lhe ainda muita maturidade e responsabilidade. quanto ao futebol no geral, vejo-o cada vez mais como um branqueador de dinheiro, valores exorbitantes que são gastos e transferidos de clubes para clubes, para jogadores, empresários, etc e tanta gente por aí a viver com tantas e tantas dificuldades. O futebol mudou muito e acho que para pior.
Os jogadores deveriam receber apenas o ordenado mínimo e prémios de jogo. O clube teria de lhes arranjar casa e providenciar as refeições diárias. E MAIS NADA! O que acham?
Sou a favor de um futebol "por amor à camisola" e sou anti-bosman.

Phantom, acho que há uma veneração exagerada dos jogadores, sim, e que se pagam valores exorbitantes, mas o futebol é uma indústria. Creio que, no caso dos clubes, é da responsabilidade deles e dos seus sócios assegurar o pagamento dos salários e, enquanto instituição privada, podem fazer o que lhes apetece. Também não conseguimos controlar outras instituições que pagam balúrdios a gestores...

Como adepta e como cidadã, não posso é ficar indiferente a esta onda de entusiasmo que se cria à volta da selecção quando o nosso dinheiro (os nossos impostos) estão a suportar todos estes luxos. Claro que depois sou crítica e tenho de defender que eles não tem qualquer senso de patriotismo, só querem ganhar mais algum.

Ninguém me obriga a pagar as quotas do Benfica, pago-as porque quero e porque sei poupar para as poder pagar (quem não tem dinheiro, não tem vícios - foi assim que os meus pais me ensinaram). Porém, quanto à Selecção, ninguém me perguntou se lhes queria pagar x ou y... Não fui tida nem achada e devo simplesmente aceitar o que eles conseguem? Não posso.... Antes, não se pagava nem metade disto e os jogadores lutavam pela camisola. Quem esquece o Eusébio a chorar?

Eu também acho que a selecção são um grupo de meninos ricos e vaidosos.

Fazem deles uns REIS quando eles são simples mortais.

E são uns ingratos. Por vezes perante milhares de adeptos que vêm de muito longe para os incentivar, passam e nem um sorriso, nem um levantar da mão como saudação.

Enfim,,,

Tens um blog muito bonito. Parabéns.

Obrigado pela tua visita lá ao NOSSO cantinho. Aparece sempre.

= que a felicidade seja o fim do principio do teu caminho =

Saudações gloriosas.

É o marketing a funcionar.