terça-feira, novembro 04, 2008

Expectativa amer... mundial



4 de Novembro de 2008. Independentemente do que acontecer nas urnas, hoje far-se-à História e nós faremos parte dela. Barack Obama ou John McCain? Quem ganhar, marca uma viragem naquilo que têm sido os últimos séculos/anos americanos. Será um negro? E pensar que, há cerca de um século, a América vivia sem qualquer abertura para negros, perseguindo-os e maltratando-os, só por causa da cor. Será uma mulher? Os americanos mais conservadores devem-se estar a roer. Pôr uma mulher na vice-presidência do mais importante país do Mundo é abrir uma brecha para perderem domínio/força. (bom, sendo essa mulher Sarah Palin, não discordo...lol). Os dados estão lançados!
Pessoalmente, e pensando nos interesses mundiais, acho que seria preferível ganhar Obama. É uma lufada de ar fresco e, acima de tudo, parece-me que o senhor é decente. Mostra-se disponível para resolver os graves problemas que assolam a economia mundial; não tem feito promessas loucas; tem, sim, mostrado capacidade para debater o tema sem denegrir os adversários e os causadores da crise.

Hoje, o Mundo muda... será que avança?

5 comentários:

Não sei se muda, mas, se ganhar Obama, pode avançar, quanto mais não seja por ser um negro na presidência de uma grande potência mundial (tendo mais impacto, quando esta potência é os USA).
Se ele conseguirá fazer melhor? Não sei, mas tenho a sensação que com McCain será mais do mesmo e está na altura daquele povo levar um abanão e acordar para a vida.
Força, Obama!

O mundo mudará de certo e deve avançar! Vai "avançar" para trás porque o pior da crise ainda não passou :(

Ainda não estamos perante a economia real...

Quanto a ser um negro o futuro presidente da América acho sobretudo triste que AINDA se tenha que fazer a distinção de pessoas por "cores".

beijo

YES WE CAN !!! YES WE CAN !!! YES WE CAN!!!

A melhor coisa que me foi dita no meio desta alegria foi " já reparaste que estamos a assistir a uma coisa que os nossos netos vão estudar ??".

Não acredito numa grande mudança de fundo de repente, ele teve um discurso assertivo, principalmente quando diz que as mudanças não se fazem de repente, é necessário tempo e talvez um mandato não chegue, mas o mais importante foi sentir que sim, que as pessoas estão dispostas a ajudar a mudar este mundo para melhor e que ainda vale a pena ter esperança.

Menphis, desde que a campanha começou que penso nisso, estamos a viver a História (acontecia qualquer que fosse o vencedor). É qualquer coisa de especial... Esperemos é que seja uma mudança para melhor.

É natural que as mudanças não se vejam num ano. É muito pouco tempo e todos sabemos que os problemas não são superficiais. Ainda assim, ele mostra uma grande capacidade de trabalho e de se pôr a mexer em algo. Está num bom caminho, parece-me.

Hoje estive a ler o discurso de vitória dele. É fabuloso. Tem um carisma que nunca reconheci em nenhum presidente americano e a força das suas palavras não pode deixar ninguém indiferente.

YES, WE DID!

Felizmente, ganhou o Obama. Vamos agora ver se corresponde às expectativas... Pelo menos, pior que o Bush não é!