terça-feira, novembro 25, 2008

Por que não nacionalizamos todos ladrões?

Se há palavras que já não consigo ouvir são: banco e nacionalização. Nos últimos tempos, estas duas palavras têm andado tão juntinhas que, como cidadã, não posso deixar de me preocupar. Os bancos deviam ser instituições seguras e credíveis, mas o que vemos não é nada disso. E querem eles cativar as pessoas para investimentos que prometem riquezas. Para quê? Para os gestores ficarem ainda mais ricos do que já são, para quando nos dirigirmos aos balcões nos dizerem que não podemos levantar o dinheiro porque não o têm? Como eu gostava de pôr em prática a ideia do Ricardo Araújo Pereira em relação a este país: é deitar tudo abaixo e construir de novo!

Depois do BPN, surge o BPP. Eu acho isto extremamente engraçado. Durante anos, os seus respectivos gestores - da sua própria fortuna, claro - foram fazendo e desfazendo maroscas e o dinheiro dos cidadãos foi-se perdendo aqui e ali. Ninguém sabia de nada, claro. Nunca ninguém viu nada. Estavam lá todos em prol dos cidadãos e para defender os interesses destes... Sim, sim, e eu sou a Madre Teresa de Calcutá. O que irrita mesmo é pensarem que todos são estúpidos e que nunca seriam descobertos. Mas, para além disso, e embora não seja cliente de nenhum dos bancos, é frustrante ver como se perde duas vezes: não só o dinheiro depositado se vai como ainda se paga uma nacionalização. Lamentável!

Como é que podemos criticar os ladrões de bancos por causa de 1000/2000€ quando os gestores roubam fortunas e não são punidos? Este país não tem solução, infelizmente.

3 comentários:

É tudo contraditório!!
Uns roubam porque estão desesperados, outros porque simplesmente querem mais!! Quem deve ser punido... todos!! Não há desculpa para isso... mas infelizmente o poder e os loobies são 2 grandes aliados...e transformam-se num verdadeiro alibi!!
E a gente que se aguente miga!
É o mundo em que vivemos!!
Kiss

Realmente o que se passou no BPN é escandaloso...e espero sinceramente que os verdadeiros responsáveis sejam punidos...é um crime contra todos nós!

beijos

Uma coisa é certa: esses bancos estão a encher-se de dinheiro a uma taxa de juro baixíssima para depois nos emprestarem com um taxa que é o dobro da que eles pagam. E ainda por cima o dinheiro que nos emprestam é nosso...