quinta-feira, março 27, 2008

Prenda venenosa

Como se sabe que estamos perto de eleições? Sabemo-lo quando ouvimos o Primeiro-Ministro anunciar medidas como a redução do IVA ou de outros impostos. José Sócrates tomou essa liberdade, preparando o seu caminho para a vitória em 2009. Não se abram sorrisos largos, caros concidadãos. Na prática, a diminuição do IVA de 21% para 20% não nos beneficia em nada. Os preços manter-se-ao na mesma e, muito provavelmente, com tendência para o aumento de algumas despesas. Como sabem, o petróleo e a Euribor continuam sem dar tréguas.

Esta medida governamental é só um piscar de olho para os eleitores. Tal como Marcelo Rebelo de Sousa disse, no passado domingo, espera-se uma campanha eleitoral de ano e meio quase. Já imaginaram a seca que vamos ter de aguentar? E tudo para que o "nosso" Engenheiro consiga amealhar mais uns trocos. Já não há pachorra para tanta pouca vergonha. Em prole dos cidadãos faz 0, a favor dos políticos/poleiro faz-se tudo.

O que me irrita mesmo não são estas medidas. Quer dizer, também são, porque ao anunciar as coisas com esta simplicidade, o PM quer fazer dos contribuintes parvos. Mas, o que me apoquenta mesmo é saber que, provável e inevitavelmente, Sócrates vai continuar no poder. Afinal, à esquerda, à direita ou ao centro não existem alternativas credíveis que nos façam mudar... Estamos continuamente à espera de um milagreiro!

Para vocês, quem poderia ser o nosso D. Sebastião? (mesmo que nunca seja possível...)

3 comentários:

O que me irrita mais é mesmo saber que esta medida não vai alterar nada. Apesar de o IVA descer, isso não se vai reflectir nas nossas carteiras porque os comerciantes vão manter os preços e ficar com o remanescente.
O curioso em todos os governos que entram é que parece que no início é tudo a apertar o cinto para corrigir as borradas que o anterior governo fez. Depois mais para o fim, põem-se com estas medidas da treta para ver se ganham uns votos. Será que nunca ouviram falar de política de continuidade/longo prazo? Haja paciência...

E o teu D. Sebastião, quem seria? Tens ideias?

Portugal sofre do mal de só pensar a curto prazo. Muda-se a cor do governo, muda-se tudo e os processos voltam à estaca 0. E ainda se passa metade da legislatura a criticar medidas tomadas pelo anterior governo. É irritante esta despreocupação com que os nossos problemas sociais são afectados.

Sinceramente, acho que não existe nem vai existir um D. Sebastião. Mesmo que exista alguém cheio de boas intenções no início, depressa fica corrompido pelo "polvo" que são os meandros da política.

Um dos problemas deste governo é precisamente preocupar-se apenas com os número. O défice, os impostos, blá blá blá... E a política social? E tomar medidas que realmente se reflictam no nosso dia-a-dia?