quarta-feira, março 05, 2008

Viver aos sobressaltos

Há alguma coisa neste país que não vai bem, ok, talvez haja várias, mas a de que hoje falo é a criminalidade. Estes últimos cinco dias têm sido marcados por assassinatos, mas, segundo o presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, "são casos pontuais". Concordo. De facto, de onde é que as pessoas tiram a ideia de que Portugal é um país violento? Por causa das mortes na noite do Porto? Por causa dos assaltos a caixas multibanco ou a gasolineiras? Por causa do aumento do carjacking? É tudo reflexo de um país desenvolvido...
Eu compreendo que o senhor presidente (de uma organização que a maioria dos portugueses desconhece!) não esteja preocupado. O seu rabo está protegido e, ainda por cima, pelos polícias nacionais mais bem formados. O cidadão comum é um ser dispensável: morrem dois, mas continuam a existir eleitores suficientes para apoiar o Governo. Portugal parece-se cada vez mais com o Brasil. Existem os bairros pobres, a deliquência, a agressividade gratuita e a não-acção da polícia. Nunca se sabe se chegamos a casa à noite.
A quem se deve esta onda de violência? Há vários culpados, claro. Começando pelo Governo, que aprova leis que protegem mais os criminosos do que as vítimas; a sociedade no geral que não consegue formar uma consciência de comunidade nestes individuos, não os integrando ou incentivando a serem independentes; e, claro, a polícia. Dizem que não têm meios, mas quantos polícias têm capacidade física para combater criminosos jovens e espertos? Quantos são totalmente limpos e não aceitam uma 'ajudazinha'? Quantos pensam na missão a que se propuseram: 'proteger os cidadãos'?

Por mais que tentemos esquecer, estamos a ficar aprisionados ao medo dentro do nosso meio ambiente... Como é que a vida pode ser gozada assim?

5 comentários:

Eu acho que a violência não é de agora e não está propriamente a aumentar, porque já é um problema grave há muito tempo. Julgo é que o facto de estes casos serem bastante destacados pela imprensa é que ajuda a criar a sensação que a violência está a aumentar.
Independentemente disso, acho que não se deve relativizar a importância dos acontecimentos dos últimos dias, até porque estas coisas assustam o comum dos mortais. Devem ser consideradas, por quem de direito, medidas que levem a que cada vez menos estas coisas aconteçam.

Eu não posso estar mais de acordo contigo. Isto vai de mal a pior. A Violência está mesmo a aumentar. antes não se ouvia falar tanto em violência, ouvíamos falar de roubos, burlas, mas tiros, agressões, tudo a torto e a direito? Isso não.

discordo do que dizes, acho que a violência não aumentou, simplesmente, agora, são muito mais falados pela comunicação social, facto pelo qual algumas pessoas poderão estar a sentir-se como tu.

Olá,

Concordo com o Sr ou Sra anónimo. O que se passou foi que a primeira foi a esposa de um jornalista e a partir daí as antenas ficaram todas no ar e qualquer caso veio a lume.Infelizmente, mesmo quando não sabemos, estes casos acontecem numa base diária.

Bêjos

Esta "onda" de violência é naturalmente preocupante, mas não queiras comparar com o Brasil :)

Acabei de ler agora no Correio da Manhã que foi a mesma arma que disparou os tiros no Oeiras Shopping e em Sacavém...

Não devemos escamotear estes crimes, mas que vivemos num país relativamente calmo, lá isso vivemos. Especialmente se compararmos o nosso país com casos como o Brasil ;)