segunda-feira, março 03, 2008

Uma ajuda para a Igreja

Quem me conhece sabe que nutro muito pouca simpatia pela Igreja Católica, ou melhor, pelos seus representantes. Contam-se pelos dedos os padres que conseguem cativar o ouvinte católico, acompanhar as mentalidades ou ir para além daquilo que é a Doutrina. A Igreja está a precisar de uma revoluçãozinha, mas, enquanto for composta por homens envelhecidos, as coisas não vão mudar.
Ontem passaram-se cinco anos sobre a morte da minha tia preferida. Parece que foi ontem, mas, infelizmente, não foi. Em virtude dessa data, fomos à missa numa tentativa de estarmos mais perto dela e de apoiarmos o meu tio. Numa celebração curta dedicada aos sete pecados mortais, o que mais me impressionou foi a postura do próprio padre.
Creio que nunca tinha visto um tão reaccionário, tão arrogante para com os seus fiéis. Mostrou-se sempre superior e não teve mesmo pejo em corrigir uma fiel que lia um texto cristão... Que vergonha! No final da homilia, surgiram quatro raparigas para recolher as contribuições da assistência... Havia lá pessoas que nem deviam ter o suficiente para comer, mas não deixaram de dar a sua moedinha. Sempre critiquei, e criticarei, estes pedidos (quase imposições) de contribuições. É de relembrar que estes senhores não pagam impostos (gostava de saber o que fazem aos salários que ganham na Católica e afins) e andam sempre com boas peças em ouro (ou de bom corte, no caso de fatos). Para que servem então a caixa das esmolas?

4 comentários:

Comentários típicos de quem não percebem nada de nada...

Caro anónimo, esteja à vontade para criticar, mas já agora identifique-se também. Ficava-lhe bem.

Em primeiro lugar, corroboro por inteiro a tua opinião.

Em segundo lugar, e no que aos meus blogs diz respeito, aceito comentários em tom de crítica que respeitem os seguintes critérios:
a) Que a crítica seja devidamente fundamentada e não ofensiva
b) Que a pessoa se identifique

Quando uma ou as duas condições não se cumprem, é muito fácil: apago o comentário e não me chateio sequer mais com o assunto. Afinal de contas, o blog é teu e estás no teu pleno direito de decidir os comentários que desejas ou não manter.

Pior do que pedir numa missa normal, é pedirem numa missa de funeral, em que as pessoas estão mais preocupadas com a tristeza e não com dar dinheiro!
Indecente!

Quanto aos comentários anónimos... podem sempre ser apagados!