quinta-feira, setembro 11, 2008

Na memória para sempre



Sem dar por isso, já lá vão 7 anos... Então, no dia 11 de Setembro de 2001, o Mundo mudou. Os EUA sofreram um dos maiores, senão o maior, ataque terrorista de sempre. Mesmo no coração de Nova Iorque, o World Trade Center (as conhecidas Torres Gémeas) foram atingidas por dois aviões e, pouco horas depois, colapsaram como se fossem uma pilha de cartas. Milhares de vidas foram roubadas - uns não se aperceberam sequer do que se passava, outros não quiseram esperar pela morte e ainda houve quem perdesse a vida na tentativa de salvar alguém. A devastação não era só nos EUA... A nossa "aldeia global" viveu cada momento com a mesma intensidade dramática, derramaram-se lágrimas, surgiram manifestações de apoio e consolo, intensificou-se a luta contra o Mal (o que quer que isso seja...). Uma ferida como estas não sara.

Ainda me lembro deste dia como se fosse ontem. Estava a almoçar em casa dos meus tios quando, de repente, surgem as imagens no noticiário. Vimos, em directo, o embate do segundo avião contra as Torres. Não podia acreditar tratar-se de um atentado. Estávamos a falar dos EUA, a maior potência mundial, aquele país com uma segurança impecável e sem falhas. Um acto de terrorismo bem no coração de Nova Iorque era demasiado arriscado - até para os mais loucos! O meu tio não teve dúvidas, no entanto. Era atentado! Algumas horas depois, chegou a confirmação e, pouco mais tarde, as Torres Gémeas caíram... O coração americano estava demasiado ferido para que o aço se aguentasse em pé, suportando as chamas imparáveis. As imagens ficarão para sempre na nossa memória.

Os acontecimentos que se seguiram ao atentado de 11 de Setembro não prestigiaram nem as vítimas nem a dor do povo americano. Seguiram-se perseguições desenfreadas à procura de culpados, actos de violência contra grupos de origem muçulmana e George W. Bush mostrou-se convicto na luta contra o (seu) Eixo do Mal: Irão, Iraque e Coreia do Norte. Segundo o presidente americano, estes países detinham armas de destruição maciça e mísseis, apoiavam o terrorismo (ligações a Al-Qaeda, considerada responsável pelo 9/11) e instigavam o ódio contra a América e os seus aliados. É, nesta base, que acontece a invasão ao Iraque (20 de Março de 2003) e que, mesmo após a morte de Saddam Hussein (que os Americanos tanto procuravam), se prolonga até hoje... Tratou-se de um acto contra o terrorismo ou uma tentativa de garantir mais poder ecónomico e mundial, face à reserva natural de petróleo que este país detém? As opiniões dividem-se...

Hoje, o dia é de dor nos EUA. A memória das vítimas deve ser relembrada, os actos heróicos enaltecidos. Sete anos depois, o medo, a dor, a saudade e as lágrimas continuam presentes na vida de milhares de famílias de várias nacionalidades. O Mundo mudou a 11 de Setembro de 2001... mas será que aprendeu alguma coisa?

12 comentários:

Eu ainda tenho algumas dúvidas quanto ao facto de se ter tratado de um atentado (nota: ver "Loose Change", um documentário da autoria de Dylan Avery e que levanta muitas questões interessantes - o que se passou no Pentágono é muuuuuuuito estranho). Tirando esse facto, foi um enorme tragédia que vai ser recordada durante muito tempo.

Canochinha, também tenho um primo que põe essa teoria do atentado em causa. Tens razão quanto ao Pentágono, mas creio que o que se passou lá não tem qualquer ligação com o que se passou no WTC nem com o outro avião que se despistou antes de chegar ao destino.

Não há imagem que me impressione como aquela de ver as pessoas a saltarem das Torres. E, apesar de todo o drama, acho que os EUA só continuam a dar tiros no pé e a criar inimizades.

2ªF um jornal inglês elegeu as 20 melhores fotos adulteradas. Entre elas, estava uma do WTC em que um individuo está a tirar uma foto ao mesmo tempo que o avião atinge o edifício... Até com o sofrimento de outros, alguém quer fama/dinheiro. Triste, não?

A questão é que não foi só no Pentágono. Por exemplo, nunca se encontrou destroços do avião que caiu na Pensilvânia: aparentemente ficou tudo feito em cinzas dentro de um buraco (já alguém viu um acidente de avião assim?). Depois, quando as Torres Gémeas desmoronaram, vê-se claramente como que pequenas explosões nos edifícios, como o que vemos quando um edifício é demolido (são inúmeros os engenheiros que dizem que um edifício nunca poderia desmoronar assim devido a um incêndio - teria de ir caindo por fases). Por fim, chegou-se ao cúmulo de se encontrar o passaporte de um dos supostos terroristas que ia num dos aviões, mas as caixas negras dos aviões aparentemente ficaram completamente destruídas. Então e o facto de pouco tempo antes do 11 de Setembro, um dos donos dos edifícios do WTC ter feito um seguro de milhões de dólares, incluindo ataques terroristas? Grande coincidência...
Eu não faço ideia do que possa estar por detrás disto, mas que é estranho é. E acrescento que não sou nada adepta de teorias da conspiração, mas neste caso tenho sérias reservas em acreditar naquilo que o governo norte-americano apresentou como explicação.

Tenho de ver esse documentário de que falas. É lamentável os cúmulos a que se chegaram. As milhares de vidas que se perderam... Triste, muito triste.

Se quiseres ver online...

http://video.google.com/videoplay?docid=7866929448192753501&hl=en

;)

Here I am :P

Pois eu também me lembro como se fosse hoje. Foi no ano em que casei e já tinha terminado a faculdade. Nesse dia estava em casa de férias e a minha mulher tinha ido para a faculdade fazer uma prova escrita.
Assim que vi as imagens na tv liguei-lhe logo para lhe dizer: "Vem para casa!" tal era a aflição...
Foram dias terríveis aqueles. E ainda hoje me emociono ao ver certas e determinadas imagens.
Por falar nisso, talvez ainda vá ver logo o filme "World Trade Center"...

Também ia para entrar na teoria da conspiração, mas a Canochinha já se antecipou...

Eu baseio-me no documentário "The Zeitgeist" que aborda não só o antentado do 11/09.

Se o quiseres ver, também está disponível online http://video.google.com/videoplay?docid=5547481422995115331

Mas seja lá o que for que tenha acontecido, o mais importante a realçar são as vidas humanas perdidas. Uma data de pesar para toda a Humanidade. :(

Aprendeu a sede de vingança... que n nos leva a lado absolutamente nenhum!!
Nada mudou pra melhor... enfim, é o mundo em que vivemos!!
Kiss

Lembro-me como se fosse hoje, estava em casa, naquela altura não trabalhava, e vi também em directo o 2º avião a colidir com a torre. O jornalista começou por dizer que era um acidente mas depois o Nuno Rogeiro começou a dizer a teoria do atentado. Fiquei toda a tarde a ver aquilo, posso dizer que vi a História a ser escrita naquele momento.

Apesar de ainda não ter visto o documentário, pelo que já li, acredito na teoria da conspiração dos EUA, o mundo não melhorou, criou-se uma guerra sem razão, deixou-se fugir o principal culpado e aproveitou-se para criar medo nas pessoas o Estado autodenominou-se como "protector do cidadão", e em troca da " nossa segurança" nós aceitamos que eles nos vigiem, mesmo que para isso entrem na nossa intimidade. E o mundo continua na mesma.

Cristina, respondi à sua questão no blog JVernePt:
http://jvernept.blogspot.com/2007/09/coleco-jlio-verne-venda.html

Obrigada, frederico, estou a analisar, em conjunto com o meu namorado, se vale a pena a compra da colecção e se nos sairá muito caro.

A pena é que acto terrorista ou marosca interna, milhares de pessoas perderam a vida e, para isso, não há remédio.
Que as almas descansem em paz!