quinta-feira, setembro 06, 2007

Estranho mundo, o nosso.

Não consigo compreender o Mundo em que vivemos. Não sei como é que algumas pessoas tem estômago para cometer crimes tão vis como os que se têm visto ultimamente. As crianças, como sabemos, têm sido um alvo fácil, mas, ao que parece, agora, com o novo Código Penal, vão estar mais protegidas. Porém, não há protecção que valha quando o perigo está dentro de portas. Na sua ingenuidade, elas não se apercebem de nada e, quando outros dão conta, muitas das crianças já não estão cá para contar a sua história. Pessoalmente, sou a favor da pena de morte, sobretudo nestes casos... Como é que alguém é capaz de tocar - com um dedo que seja - numa criança? Seres tão indefesos, tão inocentes, tão ingénuos, seres que a tudo agradecem com um sorriso sincero. Não sou mãe ainda, mas, quando o for, serei galinha, sim, porque o Mundo, hoje em dia, assim o exige.

A história da Joana, ou parte dela, é agora publicada num livro lançado hoje, mas quantas histórias ficarão por contar? Passados quatro meses sobre o desaparecimento de Maddie, a PJ continua ainda com muitas pontas soltas. E, ao que parece, há ainda muito caminho a percorrer. É triste ver que muitos dos crimes contra crianças são cometidos por familiares. Usam a sua confiança, o seu poder familiar para impor um silêncio que provoca graves danos psicológicos nos seus alvos. Ninguém merece ser tratado assim... E a punição não pode ser leve! Quem não se recorda do cabo António Costa? Bem sei que as vitimas não eram crianças - tinham 18/19anos -, mas ele matou-as sem piedade e, por três mortes cruéis, apanhou 25 anos, podendo ser solto dentro de cinco...

É um facto que existem muitos crimes contra crianças, mas, no outro dia, li sobre um caso que me chocou. Uma rapariga luso-descendente acusou, em 2001, o seu próprio pai(!!) de a ter violado, só para chamar a atenção de uma amiga. O pai foi condenado a 12 anos de prisão e, em 2006, a rapariga lançou um livro a contar todas as mentiras que disse. Hoje, dedica grande parte da sua vida a limpar a imagem do pai, tentando ser chamada para fazer novas análises ou ser ouvida por um juiz. Por que é que não pensou nisto antes? Ninguém saberá dizer, provavelmente...

12 comentários:

Qualquer crime contra uma criança é abominável, seja ele de que género for. Estes crimes suscitam em mim, para além de pena pelas pobres crianças, uma enorme sensação de injustiça e impotência.
Em relação à Maddie, não quero acreditar que a responsabilidade seja dos pais... Mas eu já não digo nada, tendo em conta os monstros que para aí andam.
De um modo geral, concordo com o que dizes, à excepção do que diz respeito à pena de morte. Não me parece que seja a solução do problema... deste e de nenhum.

Concordo com as tuas palavras e, sim, também sou a favor da pena de morte. Apesar de também não achar que resolverá os problemas, mas ao menos estaremos a tentar.
Qualquer crime cometido contra uma criança, carece de punição severa e não de uma represália soft.

Quanto à menina que acusou o pai, só posso dizer-lhe que, seja lá o que passou-lhe pela cabeça naquela altura, mas deveria ganhar juízo.

Sou totalmente contra a pena de morte. Ninguém tem o direito de tirar a vida a um ser humano. Para mim isso é claro. Matar quem mata é ser ainda mais cruel, não resolve nada, sem falar que não diminui nada, os problemas devem ser resolvidos a montante, prevenir, educar. Em Portugal vivemos num paraíso, somos realmente de brandos costumes - por enquanto.

Os casos das crianças no Algarve foram casos que sucedem e sempre sucederão, resta-nos diminuí-los ao máximo. Eu acredito na nova geração.

Cumprimentos.

Estas coisas deixam-me sempre chocada!!!

Também não compreendo, jamais!!!

Bêjos

Crime e violencência, por si só é das piores coisas que o mundo tem, qd as vitimas são crianças chaca-me ainda mais, pois supostamente as crianças nascem para terem amor, carinho, atenção, educação, etc...

Doi muito qd aparecem casos como os da Joana, Rui Pedro ou recentemente a Maddie.

Sou a favor da pena de morte, pois muitas vezes as penas são leves demais e por bom comportamento reduzem a pena em mais de metade!!! isso deixa-me completamente passada pois se foi condenado a X anos, esses são para serem cumpridos.

Conheço um caso de um vizinho q matou outro vizinho por causa de um terreno. Teve uma pena de 15 anos de prisão, no entanto como teve bom comportamento, esteve apenas preso 8 anos. Isso irrita-me!!
Pelo menos façam justiça a serio!!

Beijocas

Lua, concordo contigo. Outro problema é também a pena máxima ser apenas 25 anos.
Tomemos como exemplo o serial killer de Santa Comba Dão: alegadamente matou 3 pessoas e se se provar que é culpado, vai apanhar 25 anos. 25 anos por matar 3 jovens, numa morte planeada e cruel. É por isso que sou a favor de penas mais pesadas.

É assustador que a violência esteja a aumentar a olhos vistos... Já não são crimes de furto ou ocasião, mas de contornos horríveis! Que mundo este...

Este é o nosso mundo. Sempre foi assim, não é por termos mais notícias que tudo está pior. Repito, Portugal é um paraíso!!

Não tenho nada com isso, eu sei, mas a Lua tem um comentário que me deixa triste:
«Crime e violência, por si só é das piores coisas que o mundo tem, qd as vitimas são crianças choca-me ainda mais, pois supostamente as crianças nascem para terem amor, carinho, atenção, educação, etc...
(...)
Sou a favor da pena de morte, pois muitas vezes as penas são leves demais e por bom comportamento reduzem a pena em mais de metade!!!»

Então uma pessoa que abomina a violência defende a pena de morte? Não percebo...

Cumprimentos.

Há certas coisas que mais valia não sabermos...
Que tristeza!

Realmente, que mundinho este...!

É o Estado a que isto chegou!

Um Conto de... está de regresso! Esperamos rever-te por lá!
umcontode.blogspot.com

Mundo maluco mesmo!
(Será que estamos no fim?)