terça-feira, dezembro 11, 2007

Está tudo doido!

O Futebol passa pelos seus piores dias. O futebol dos tempos antigos, onde o respeito pelo adversário, pelo público, pelo árbitro e pelo próprio clube imperava, perdeu-se. A entrada dos milhões (e dos multi-milionários!!) fizeram do futebol uma indústria e é preciso torná-la rentável, seja de que maneira for.
Em vários países, surgiram notícias de casos de corrupção, pondo em causa a legalidade das vitórias por parte dos clubes. Alguns jogadores viram-se envolvidos em escândalos devido a apostas ilegais e à falsificação de documentos. Adeptos e jogadores foram acusados de atitudes racistas para com jogadores africanos, sobretudo. Houve punições, mas parece que o aviso não melhorou o meio.
O futebol continua envolto numa nuvem de suspeição e temor. Ainda na semana passada, muitos punham em causa a goleada do Liverpool ao Besiktas. Falava-se de complacência do Besiktas, mas a UEFA rapidamente afastou essa hipótese. Sim, não é normal que haja, numa noite europeia, uma goleada de 8-0, mas por que não podia o Liverpool estar numa noite inspirada?? Em contraste com o festival de golos, as mortes de adeptos também aumentaram. O calcio - campeonato italiano - está a ferro e fogo e vários clubes foram já punidos com jogos à porta fechada.
Sou uma apaixonada pelo futebol, mas não consigo compreender estes fanatismos. Se não se põe fim a estes excessos, o futebol acabará por perder a sua beleza, o seu interesse, os seus fãs e deixará de ser rentável. Os altos responsáveis que pensem nisso... O futebol é um espectáculo das e para as massas. Só queremos um pouco de distracção, de lealdade, de magia... Custa muito compreender isso?


PS - Depois de se questionar a vitória do Liverpool sobre o Besiktas, eis que mais uma mente iluminada quer ver o Inter de Milão perder 3 pontos. (aqui)

4 comentários:

Ai se fosse só o futebol... Hoje em dia impera a ganância e a falta de civísmo. É cada um por si e a tentar lixar os outros. Já quase ninguém sabe o que é a honra, humildade, o civísmo... É pena que assim seja.

Tudo o que disseste é verdade porque as pessoas deixaram de encarar o futebol por aquilo que ele é: apenas um jogo.
Uns olham para ele como um negócio (e é!) - sejam jogadores, treinadores ou dirigentes - outros como uma religião e outros com fanatismo.
O futebol, tal como a política, tornou-se num antro de corrupção em que muitas vezes existem autênticas máfias que não deixam que os jogos decorram dentro da normalidade. Tudo por causa dos interesses financeiros. Depois, muitos adeptos vivem para o futebol, respiram futebol, e começam a esquecer-de de perceber que deve haver uma coisa que se chama respeito.
E por estes e outros motivos que estou desencantada com o futebol. Eu, que tanto gostava disto... de ver jogos, de ir aos estádios, de vibrar com o meu clube: dou agora por mim a pensar que isto é tudo uma grande fantuchada e não consigo sentir o entusiasmo de antigamente.

Concordo completamente com as tuas palavras: o futebol move milhões e onde há milhões há sempre estes problemas.
Eu vou continuar a ver os jogos porque gosto do futebol jogado entre as quatro linhas e vou continuar a pensar que os que o jogam, fazem-no porque gostam e porque são bons.

As pessoas levam as coisas longe demais.
Nunca gostei muito de futebol pelo simples facto de fazer aparecer o pior das pessoas: a violência, o gozo, a falta de respeito pelos outros.
O desporto não é isso. Faz muito tempo que perdemos a alegria pelo desporto... particularmente no futebol! E quando isso aconteceu, tudo ficou perdido!