segunda-feira, dezembro 03, 2007

Reinventar a língua.

Nas últimas semanas, os jornais tem falado com maior insistência sobre um tema do meu desagrado: o acordo ortográfico. Gostaria de expressar aqui a minha revolta por algumas das mudanças que a nossa Língua vai sofrer. Acho um disparate adoptarmos mais expressões brasileiras do que os brasileiros adoptam portuguesas. E, sem nos apercebermos, a nossa Língua vai desaparecendo e, no Mundo, o brasileiro - que ainda nem língua é - ganha cada vez mais preponderância.
O acordo é bom para quem escreve mal. De facto, poupa trabalho. Algumas palavras tornam-se homónimas (pára[será sem acento] - verbo parar; e para - preposição), noutras desaparecem acentos (leem em vez de lêem), suprimem-se letras repetidas (acção será ação) e alguns H desaparecem, como, por exemplo, no caso de "úmido".
Acho que, depois de se ter dado este passo (para o descalabro), o próximo será a ado(p)ção de expressões crioulas. Acho que a sociedade fica a ganhar, sem dúvida, tendo em conta que o número de emigrantes brasileiros e africanos quase supera o número de portugueses. Fico deprimida só de pensar... Ninguém se dá conta de como a Língua Portuguesa é bonita?


PS - Para quem está contra este acordo, eis uma petição online onde se pode manifestar: http://www.petitiononline.com/naoacord/petition.html

6 comentários:

Eu acho que a língua portuguesa é bonita nas suas diferenças, de uns países para outros. Ultrapassa-me o motivo por que queres fazer todas estas alterações... Mas cheira-me que deve ter a ver com interesses financeiros!

Também não sei qual a razão destas alterações, mas penso que tenha a ver com a uniformidade da escrita entre os países que falam português: só não percebo porque temos de passar de húmido para úmido! Também deve haver alguma explicação para isso.

Olá Cristina,


Uma Petição em Prol das Crianças Vítimas de Crimes Sexuais está a crescer, graças à divulgação empenhada dos que se recusam a resignar face à inércia e negligência das diversas Instâncias, e dão voz à sua indignação aliando-se a esta causa - em defesa das crianças

Vamos mostrar a nossa indignação!
Contra a indiferença e o silêncio!

Assina e divulga:
http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html

onde a encontrei:
http://comadrescompadresecompanhia.blogspot.com/

OBRIGADO!

Até em Espanha se fala Castelhano e Catalão! Por favor, só em Portugal isto! Alguma vez vimos Australianos, Ingleses e EUA fazer algum acordo? E não me digam que eles não se entendem!

Ui, eu ainda não sabia desse acordo ortográfico que querem fazer. Realmente estamos a perder cada vez mais aquilo que é "nosso" que é "puro" Português.
Acho que sim, devem ajudar-se os analfabetos a ler e escrever (ironia...). Um dia destes, todos escreverão como os miudos de hoje fazem nas mensagens ou no messenger.

Não acredito que tudo aquilo que aprendi em 24 anos de vida, vai estar desactualizado daqui a uns meses...
Além disso, não acredito que todos os dicionários que tenho vão estar também desactualizados... até me dá arrepios só de pensar!