terça-feira, novembro 20, 2007

Interior da lei

Ontem, a SIC transmitiu uma reportagem interessante sobre o trabalho de um tribunal de 1ª Instância. Sempre ouvimos falar de tribunais, mas nunca foi possível entender como é que é eles (não) funcionam, quais são as suas rotinas, quem lá trabalha... A reportagem começava com um arguído, detido por estar na posse de uma borboleta (arma branca), que saiu em liberdade porque a lâmina desta tinha 9cm e não 10cm, como é punível por lei. Claro que desatei a rir... Afinal, o tamanho conta e muito! O arguído, embora novo, não era nenhum novato nestas andanças e estava todo contente. Veremos quantos dias aguenta cá fora sem voltar a causar problemas.
Nos dias em que a SIC acompanhou os trabalhos deste tribunal, foram a julgamento, 23 casos, 11 dos quais por excesso de álcool no sangue. É impressionante como as pessoas continuam a não ter consciência do perigo que constituem com um carro nas mãos. O cúmulo do ridículo é o que se segue... Num dos casos em questão, uma senhora, sentindo-se alcoolizada, passou o carro para uma amiga que, curiosamente, estava na mesma situação. Numa operação STOP, a condutora foi detida e levada até à Esquadra do Calvário (Lisboa). De lá, ligou para um amigo. Tudo normal até aqui... A verdade é que este amigo estava também ele alcoolizado e acabou presente a um juiz também. Viva a solidariedade entre amigos!, não é?
Ao longo de cerca de 10 minutos, a jornalista da SIC quis mostrar-nos os passos necessários até um caso chegar a tribunal. São notórias as dificuldades que alguns destes serviços públicos enfrentam, nomeadamente a escassez de pessoal e a gravação dos julgamentos (o gravador do tribunal apanha ondas de estações de rádio pelo meio [meu Deus!!]). De louvar o trabalho do juiz-protagonista desta reportagem que, em várias imagens, conseguiu transparecer o enfado, a frustração e a paciência que sente (e precisa) perante muitos dos casos que se lhe apresentam.

4 comentários:

Sabes que o tuga gosta muito de criticar, mas às vezes fala muito do que não sabe. Os tribunais são lentos, pois são. Mas provavelmente o problema é do excesso de burocracia, já para não falar da falta de pessoal, como referes.
Em relação aos casos de que falas... Um grande LOL :)

Não vi, e agora que contas, tive muita pena de não ter visto. Estava a ver os Gato!
Mas pareceu-me muito bom.
LOL

Não vi!
Mas adorei o pormenor da "solidariedade entre amigos", ;)

Quanto aos 9cms... a verdade é que a lei tem de ter um tamanho estipulado, mas que 9cms causam tanto caos como 10, lá isso causam!

Em relação ao gravador/rádio... nem comento! Inacreditável!

Passam-se coisas nos nossos tribunais que as pessoas nem imaginam... Infelizmente não vi essa reportagem, mas não me causa espanto nenhum.
Durante cerca de 2 anos tive a oportunidade de estudar com colega de faculdade que na altura trabalhava no DIAP em Lisboa. As histórias que ele me contou eram de loucos.
O crime em Portugal não é tão "leve" como a maioria das pessoas pensam.