quarta-feira, novembro 28, 2007

Patinho feio nunca mais

Há uns dias, enquanto fazia zapping, parei num programa "extraordinário" que dava na SICMulher: The Swan. Trata-se de um reality show americano que tem como objectivo criar mulheres belas. Imaginam, por isso, o défice de auto-estima das mulheres que concorrem... Ali, elas procuram tornar-se mais atraentes para enfrentar as agruras do dia-a-dia e sobretudo conseguir equilibrar a sua beleza interior com a exterior.

Pensava que já se tinha inventado tudo, mas afinal enganei-me. Em cada programa, duas mulheres são seleccionadas para integrar sessões de tratamento ao longo de três meses. Para serem belas, sujeitam-se a inúmeras cirurgias estéticas, dietas, longas horas de exercicio físico, terapia (bem precisam!) e sessões no dentista. Tudo em nome de se tornarem verdadeiras bonequinhas de prazer...para os homens. Sim, porque, muitas das razões apresentadas para estarem a concorrer, era porque tinham medo que os homens (!!) não as achassem atraentes e terminassem sozinhas.

A única regra que estas concorrentes precisam de seguir é estarem três meses sem um espelho. Só no final da "remodelação" é que se podem ver e gostar ou não... O que está feito, está feito.

Sinceramente, não percebo como é que há pessoas que se sujeitam a isto. Não faz mesmo o meu género, mas os americanos sempre me pareceram limitados. Elas saem de lá mais bonitas, de facto, mas até que ponto são elas mesmo? Depois de algumas transformações profundas - como eu já vi - é natural que se sintam inadaptadas àquilo que são no seu intimo. E depois há aquelas que se tornam piores pessoas, tal é o tamanho do seu ego. No último programa, a concorrente vencedora afirmou "ainda estou mais bela do que me sinto por dentro...".

7 comentários:

A beleza das pessoas está no interior, não no exterior. Claro que é bom que nos sintamos bem com a nossa aparência, mas NINGUÉM vai gostar mais de nós por sermos mais feias ou mais bonitas. As pessoas que realmente interessam gostam de nós por quem somos.
Em relação às pessoas que entram nesses programas, só podem ter a personalidade fraca.

Cada um é como cada qual!
Acho que não há nada mais bonito do que o nosso interior e aquela afirmação nunca deveria ter saído da boca da concorrente
Nos STATES é mesmo assim gente parava!!
Gostei muito do teu blog.

Beijos do Graça

Há um programa idêntico no People+Arts que se chama "Extreme Makeover" e aquilo é do caraças. As pessoas com aquelas cirurgias ficam completamente diferentes.
Algumas para melhor, é verdade, mas eu não gosto :S

O programa de que falas ainda não vi, mas o que o Paulo referiu já tive oportunidade de ver algumas vezes e as pessoas saem de lá completamente diferentes.
Eu não queria generalizar porque já vi pessoas que por uma razão ou precisavam mesmo de uma cirurgia plástica e nestes casos eu não sou contra. E claro que tudo deve ser moderado.

É o problema das pessoas só darem importância à beleza exterior!!!
Aliás a culpa é de quem educou a sociedade desta maneira.

As pessoas só pensam no aspecto fisico, são egoístas, frias, e inseguras. Estão sempre à procura de aprovação da sociedade. Isso irrita-me!!

Beijoquinhas

Inacreditável o desplante a que as pessoas se dão!
Não há nada pior do que não gostarmos de nós. E quando queremos mudar, fazê-lo da maneira mais fácil!
Não digo que não haja por aí pessoas que precisem de cirurgia estética. Algumas até precisam mesmo (como pessoas que nascem com defeitos congénitos!). Mas a maioria só precisava mesmo de implantar alguns neurónios!!!
Haja pachorra!

Cada pessoa tem valores diferentes. Essas de certeza que dão valor à beleza exterior. Enfim, há pessoas para tudo.
Eu já nem consigo parar nesses canais onde passam esses reality shows. Como esse há outros também bastante estúpidos (a meu ver).