terça-feira, janeiro 22, 2008

Cultura precisa-se!

Sou suspeita quando falo do programa da RTP1 Sabe mais que um miúdo de 10 anos? Já o vi várias vezes e mantenho a minha opinião: não tem estofo para estar em horário nobre, o apresentador é fraquinho e os miúdos, na sua maioria, são mais gabarolas do que engraçados. Admito, contudo, que tem algum teor cultural pelas perguntas que coloca, embora nem sempre de forma clara, dificultando aquilo que é simples. E, finalmente, é inevitável não me surpreender com alguns concorrentes que lá vão e que nem da primeira pergunta passam... Sujeitam-se a uma humilhação pública e nem se preparam minimamente.
Ontem, enquanto jantava, ouvia o programa. A concorrente ainda estava na fase inicial do programa e já tinha gasto algumas ajudas. Ainda bem... Porque as suas respostas deixavam muito a desejar.
1ª pergunta que ouvi - A que reino pertencia o condado portucalense? Resposta dada: Portugal (É preciso comentar???)
Nesta altura, um dos miúdos salvou-a, respondendo correctamente, o que permitiu à concorrente continuar em prova. Seguia-se, pois, a pergunta para os 3000€.
2ª pergunta que ouvi - No número 2146 qual o algarismo com o menor valor absoluto? Só com uma ajuda (e ainda no meio do programa), a senhora decidiu arriscar sozinha e o resultado foi... Resposta dada: 6

E, vocês, sabem quais são as respostas correctas? Aposto que sim!

9 comentários:

LOOOOOOOOOOOLLL :D
Julgo que o Condado Portucalense pertencia ao Reino de Castela, porque nesse altura Portugal como país ainda não existia. Quanto ao algarismo com o menor valor absoluto... DUH. É o 1.

Respondo o mesmo que a Canochinha. Admito que há perguntas que não sei responder, mas já vi gente pensar algum tempo para responder quantos cm tem um metro e coisas do género.
Compreendo que não é fácil saber algumas respostas devido às mudanças de programas ao longo dos tempos. De repente, lembro-me da roda dos alimentos que actualmente é completamente diferente. Mas é claro que há gente que vai para lá sem a mínima noção de nada e, claro está, vão lá fazer figuras parvas, como disseste.

Eu só digo que a TV nacional é de fugir...sem olhar para trás!

Bem, já não respondo às questões, pois já foram muito bem respondidas. quanto ao programa em si...no início ainda vi um pouco, mas depois começou a ser um pouco aborrecido. Neste tipo de programas apenas me interessam as perguntas, gosto deste tipo de jogos, mas não gosto de estar em frente à Tv à espera que o concorrente e o apresentador se decidam a dar a resposta. Há demasiada fantochada pelo meio. Quanto aos miúdos, acho que eles têm o factor "C" de copianço ;o)

Meu Deus...

Estes programas/concursos nunca me cativaram. Primeiro porque, muitas vezes, fazem perguntas como essa, absurdas, e os concorrentes fazem figura de parvos. Depois, porque fazem render muito o peixe e quando finalmente aquilo atinge algum princípio de climax, acaba a sessão para continuar no dia seguinte...

Que treta!

-Reino de Leão
-1

Respostas certas?

As respostas são:
1- Reino de Leão e Castela
2- 1 (mas qual era a dúvida nesta???)


Parabéns, mentes inteligentes! :) Se forem ao concurso, acho que vão orgulhar os bloggers que vos conhecem.

Só a partir de 1230 é que se pode falar de Reino de Leão e Castela, porque antes disso eram dois reinos separados.

A resposta que foi considerada correcta foi esta, caro anónimo. Mas vindo daquele programa...