terça-feira, janeiro 15, 2008

Pela saúde de quem (não) fuma

Ainda não me tinha manifestado aqui sobre a nova Lei do Tabaco, mas depois dos acontecimentos da última quarta-feira não posso continuar indiferente.
Antes de mais, gostava de aplaudir esta lei. Finalmente, foi tomada alguma medida de prevenção para com a saúde dos não fumadores. Vamos deixar de ficar com a roupa mal cheirosa, com a comida sem sabor, com os olhos vermelhos... Eu não fumo porque não gosto, porque não quero, porque pretendo durar mais uns quantos anos. Quem são então os fumadores para me tirar isso? Podem continuar a insistir, mas está provado cientificamente, quer queiram quer não, que um fumador passivo fuma mais do que um activo.
Há quem me diga que a lei é extremista porque esquece os fumadores. Mentira! A lei não pretende tirar nada aos fumadores (muitos nem vão diminuir os cigarros que fumam), apenas apela ao bom senso. Há liberdade para todos: fumadores e não fumadores... A diferença é que, por uma questão de minutos, em certos estabelecimentos, uns têm de ficar na rua para dar largas ao seu vício... Os não fumadores agradecem.
O que me levou a falar da lei agora? Bom, simplesmente a culpa é da polícia, literalmente. Na quarta-feira, vinha eu calmamente no comboio, quando entraram três agentes, um dos quais vinha a fumar. A sra polícia comentava com os colegas que os fumadores se deviam unir e deixar de comprar tabaco nos cafés. Afinal, nas papelarias nunca se pôde fumar, afirmava... Mais, acrescentava ela, ninguém vai a um café beber uma 'bejeca', sai para fumar e volta lá para dentro para a segunda rodada. Gostava de saber o que é a senhora têm na cabeça... E onde é que ficam os não fumadores para ela?
Há gente que simplesmente não gosta de dar uso aos neurónios que tem...

3 comentários:

Que belo exemplo, sim senhor!! Olha, nem todos os fumadores pensam assim. Uma colega minha do mestrado que fuma também está contente, porque a lei a tem feito fumar menos (para não quebrar o ritmo de trabalho, fuma só durante os intervalos para comer e para além disso diz-me que já notou a diferença na carteira (já para não falar nos benefícios para a saúde). Portanto, é só vantagens!

Também conheço uma pessoa que decidiu deixar de fumar e outra que fuma menos. Espero que os fumadores percebam que esta lei não é castradora. Simplesmente não se pode dar preferência a uns sobre os outros.
Fiquei na dúvida se a agente era uma senhora ou um senhor :X LOL

Não podia estar mais de acordo com as tuas palavras. Sempre tive este pensamento mas que era silenciado com o bafo do "desconhecido do lado" que nunca me respeitou e sempre me atirou com o fumo para cima.
Finalmente este governo fez ulguma coisa decente!