terça-feira, julho 10, 2007

Conversas ao telefone

Sinceramente, a educação não é coisa que abunde em Portugal. Às vezes, as pessoas até podem ter razão nos seus protestos (não discuto isso), mas a forma como o fazem quase nunca é a mais correcta. É preciso manter uma conversa civilizada, sem gritaria, sem asneiras, permitir a argumentação de quem nos escuta...
Eu estou 6 h/dia a fazer apoio ao cliente numa empresa e já apanhei de tudo. Cada vez me surpreendo mais com a forma como me controlo quando o cliente só está à espera que eu expluda. Apelo aos meus santinhos, afasto o telefone do ouvido, digo 'sim, sim', 'ahh', 'pois', e o cliente lá acaba por se calar. Os mais engraçados são aqueles que ligam com o "rei na barriga" e se identificam como sendo "o Engº Manel das Couves"... Precisam de um título antes do nome para se sentirem superiores aos outros... Talvez qualquer dia eu responda: 'Olá, boa tarde! Daqui é a Dra. Helena Ramos'... Totós!
Porém, também há aquelas pessoas que me inspiram alguma simpatia e, quanto a essas, tento ajudá-las ao máximo para não voltarem a ter problemas. Ninguém tem culpa de ter algumas limitações.
Hoje, ligou aqui para a empresa um Engenheiro. Quem sabe se o era ou não... Falou, falou, ameaçou, ameaçou e, quando finalmente se calou, eu ironizei com o que ele tinha dito (disse que a empresa ia fechar já amanhã). O individuo não gostou, sentiu-se picado e quis logo a minha identificação... a única coisa que me apetecia dizer-lhe era ME-DO!

5 comentários:

Eu também já trabalhei no apoio ao cliente, e sei do que falas.. apanha-se com cada palhaço que não dá para crer...!
É preciso muita paciência para algumas pessoas.

Realmente, há pessoas muito mal educadas e que pensam que têm o rei na barriga... e por mais que lhe expliques a situação, parece que criaram um barreira mental e que nada mais entra! Haja paciência...

Bolas! É preciso pachorra para aturar essa gente! Realmente!
O facto de estares do outro lado do telefone propicia a que essas coisas aconteçam, porque é muito impessoal e as pessoas não têm vergonha na cara. Se fosse cara-a-cara, já não seria assim!
Haja vergonha e acima de tudo respeito pelo trabalho alheio!

(PS-Detesto pessoal que tem a mania que é doutor!)

Cris,

Sei perfeitamente o que isso é! Estive cerca de 3 anos a trabalhar no atendimento telefónico e acredita que apanhei tb muita coisa dessas.

Acho q é mesmo falta de educação de determinadas pessoas.
E o facto de se auto-intitularem de Dr isto ou Engº aquilo deve ser algum problema de frustação das pessoas, só pode :) será que no BI está lá esse titulo académico?

Uma vez uma anormal tb me ameçou e dizendo que eu iria ser despedida e ia fazer queixa para a TV:)) essa malta deve pensar que são os donos do mundo!!

SÃO UNS FRUSTADOS:)o

Beijocas

Há pessoas muito parvinhas, sem dúvida...É preciso ter uma paciencia de...sabe-se lá o quê!
Força aí ;o)