terça-feira, julho 24, 2007

Simplex para quê?

Meus amigos, passo a informar que, a partir de hoje, é mais fácil comprar casa... Não sou eu que digo, é o Correio da Manhã que informa. Perante o título apelativo da notícia decidi ler, porém, rapidamente me apercebi de que o conteúdo não tinha nada do que gostaríamos de ouvir. Não é mais fácil comprar casa, é mais fácil lidar com as burocracias da compra da casa. Agora, pergunto eu: quando é que, neste país, se vai tornar mais fácil comprar uma casa?, quantos de nós podem dizer que têm uma casa própria?, quantos de nós aguentam as prestações de uma casa? Os bancos aumentam as prestações dia sim, dia não, os salários nunca aumentam, os patrões nunca oferecem vínculos estáveis e depois o sector imobiliário ainda se queixa de que as vendas estão baixas... Sinceramente, não percebo porquê e parece que o nosso Primeiro-Ministro também não. Afinal, em vez de tomar medidas efectivas e que nos ajudem a todos, a única coisa que o preocupa é levar adiante o Simplex... Para o ajudar com o Simplex, aqui fica uma ideia: "Engº Sócrates, sem casa não há chatices com a burocracia. Boa?"

3 comentários:

Grande post!
É que tens toda a razão: quem é que tem estabilidade para conseguir comprar uma casa??? (que não seja um barraco num bairro mal frequentado!!!)
Estamos a caminhar para o lado errado, e isso assusta-me imenso!

Ponto prévio: a burocracira é chata!!! E qualquer medida que ajude a simplicar os processos seja do que for é bem vinda.
Posto isto, vamos ao que realmente interessa: quem não preferiria continuar continuar com a burocracia existente actualmente e conseguir comprar uma casa porque esta tem um preço aceitável e as condições que o banco oferece são boas? Já para não falar na extrema precaridade dos empregos... Não há condições!!

O simplex (seja lá isso o que for) tem mais de 500 páginas de procedimentos... de simples é que não tem nada! Ilimina papel aqui, papel ali.... a pergunta é resulta? é eficaz? ninguém sabe nem sei se um dia saberá.

O Sócrates tem 3 objectivos:
1. Choque técnológico (estamos em choque o tecnológico há-de chegar um dia quem sabe)

2. Simplex (simplificar td iliminar papeis procedimentos funcionários etc etc)

3. foder-nos!! Este sim concluido e em franca expansão!