segunda-feira, outubro 29, 2007

Mentes sem inocência

Hoje de manhã, acordei com a notícia da morte de um senhor de 42 anos, em Borralheira de Orjais, Covilhã, alegadamente às mãos de quatro jovens entre os 17 e os 22 anos. A PJ da Guarda foi rápida a agir e levou-os para interrogatório já esta manhã. O que chocou, acima de tudo, foi a forma como João Inácio, a vítima, foi encontrado: amarrado a uma viatura e ao gradeamento de um café. Mais um homicídio a entrar nas estatísticas nacionais... Enquanto não se agir, esta não é, para mim, a notícia. Notícia é a forma como os crimes se tornam cada vez mais violentos e sem motivo aparente para que aconteçam...

Hoje, a mãe de um dos detidos disse que, além destes, outras pessoas se juntaram à porta do café central, já depois deste ter encerrado. No grupo, que terá continuado a consumir bebidas alcoólicas (que novidade...), estaria a própria vítima que "terá sido depois amarrada ao gradeamento, alegadamente por brincadeira". Das duas uma: ou não sabem o que é uma brincadeira ou essa não foi claramente a intenção... Eu acho que ninguém, mesmo no seu estado mais ébrio, acharia piada a ser amarrado e abandonado assim... (lá estou eu e o meu conservadorismo, talvez precise de fazer um update às minhas brincadeiras).

Espero que a PJ continue o bom trabalho e que se descubram e punam os culpados. Não precisamos de mais sentenças como houve para o caso Gisberta (Porto) ou como houve para o guarda-nocturno de uma escola secundária da margem Sul.

9 comentários:

Quando vi a notícia, pensei para mim: onde é que isto vai parar, é que parece já não haver limites. E se calhar não há mesmo.
Que sejam punidos e bem punidos...

Inacreditável!
É daquelas coisas que não êm explicação!
Não vivemos no país da máfia, mas vivemos no país do álcool!!!!!

Este episódio é mesmo chocante!!!
É muita estupidez junta!!!!!!

Bêjos

O pessoal anda a ver muitas séries e muitos filmes. Depois dá nisto. É bizarro!

Está tudo doido!! Não sei onde é que vamos parar. Estou para ver qual vai ser a pena atribuída...

Olá Cristina,

Eu acho que eles ainda não devem saber bem qual é o conceito de brincadeira!!! mas deviam ter lido no dicionário antes de terem feito a suposta "brincadeira" depois tb acho giro os comentários da população "coitadinhos eles estavam sempre na brincadeira não fizeram por mal" pois fará se fizessem

Beijinhos

Ninguém sabe o que se passou, brincadeiras destas há em todo o lado, lamentável é algumas delas acabarem mal...

Cumprimentos.

Astuto, eu quando brincava nunca atava amigos/conhecidos meus a umas grades? Podíamos fazer paródias, mas quando víamos que estava a passar das marcas parávamos. Hoje em dia, há o problema de humilhar os outros (mesmo que sejam teus amigos/conhecidos) só para sermos vistos como os bons, os mauzões... O conceito de amizade tem mudado ao longo dos anos e muito por culpa da mudança dos valores que regem a sociedade.

O que mais me irrita é que nos telejornais, quando deram a notícia à noite, falaram várias pessoas a defender os jovens, dizendo que eles eram boas pessoas, foi brincadeira e coisas assim... Mas nem uma voz se levantou para defender a vítima. Os jovens têm uma vida inteira pela frente e que tem o morto? Parece que agora o culpado foi ele...

É realmente mais uma noticia aberrante. Como ainda é possivel este tipo de coisas acontecerem? Simples: Ainda somos um país do 3º mundo, que cada vez mais caminha para o 4º. Agora que há mais comunicação social é que nos damos conta destes tipos de coisas, que a meu ver há muito tempo que acontecem, mas que apenas agora começam a ser relatadas.
Quanto ás punições...isso acontece em Portugal?? Acho que não, temos leis que contrariam outras e que fazem com que muitos trogloditas sejam libertados mesmo depois de se saber, por todos e mais alguns, que são realmente culpados.
Vivemos num país da treta!
Ai que desabafo bom...