terça-feira, outubro 23, 2007

Um exemplo de como somos

Hoje, estava eu sentada no meu lugar quando um colega me chamou à janela (eu sei, eu sei, somos muito atarefados!). Perguntei-lhe o que queria e ele disse-me para olhar para a rua. E que vi?, perguntam vocês. Um micro-retrato da nossa sociedade.
O que se passava é que, à nossa porta, estava um grupo de oito indivíduos a alcatroarem uma pequena parcela do estacionamento (tinha sido aberto um buraco para substituir uma boca de incêndio). Até aqui, tudo normal. Antes assim do que deixar o buraco aberto... O problema é que o grupo era de oito elementos e desses um era o chefe do grupo e dava as instruções, cinco olhavam para o que estava a ser feito e comentavam e dois (desgraçados) trabalhavam efectivamente. Era a estes que competia, usando uma pá, retirar o alcatrão da caixa aberta de um camião. Acho que eles gostaram de ter público, mas, se calhar, dava-lhes mais jeito uma 'mãozinha'. A nossa sociedade funciona mal (ou devagar) porque são muitos a mandarem e poucos a trabalharem...
Passados alguns minutos, virei-me para o meu colega e disse-lhe: "Nós estamos a criticar, mas não estamos também aqui parados a ver?". Eis a prova de que eu tenho consciência...ou não.

3 comentários:

Esta fez-me lembrar aquele mail que circula por aí da prova de canoagem entre tugas e japoneses...já viste? Tem tudo a ver com a situação que relataste!

Ora aí está!
Não há nada como ver trabalhar! Eu honestamente, prefiro trabalhar! Ver, não é das minhas modalidades parecidas, mas há quem goste!

Quanto a ti, acho normal que temas observado! Eu faria o mesmo! Afinal, não estava propriamente a observar colegas teus, mas trabalhadores numa situação externa! E ainda por cima presenciaste uma cena surreal!