sexta-feira, agosto 24, 2007

Mais no mesmo

Esta semana escrevi aqui um post sobre como a vida está dura. Pretendia sobretudo realçar como muitos licenciados continuam ainda à procura de emprego, mesmo que não seja na área. E, de repente, eis que o Primeiro-Ministro tem esta ideia magnífica. Bem sei que há mentes brilhantes menos endinheiradas e que todos devemos ter uma oportunidade, mas como é que depois o mercado de trabalho consegue escoar os licenciados que, anualmente, saem das faculdades? Era suposto o Governo tentar resolver o problema do desemprego e não agravá-lo (o único propósito desta acção parece ser o de garantir votos eleitorais...).

6 comentários:

Não sei se esta medida será exequível mas, sou a favor da igualdade no acesso ao ensino superior. Contudo, tem de haver uma forma de seleccionar os melhores, dentro da universidade, pois não se justifica muitos estudantes andarem a passear livros reprovando anos e anos, impor limite de reprovações.

E falas na falta de emprego dos licenciados como se fosse algo exclusivo deles, como se o estado tivesse a obrigação de colocar todos os licenciados no mercado de trabalho. Eu penso que não, um licenciado investe na sua realização pessoal, opta pelo curso que quer, o que não quer dizer que tenha de trabalhar nesse sector. Uma licenciatura vale como crescimento como pessoa, nunca como um passaporte para o sucesso ou para a "vidinha remediada" ancorada na máquina benévola do estado. Pede-se autonomia e dinamismo, o estado proteccionista não é a solução. Se um licenciado tiver de ir para taxista ou para trás de um balcão, porque não? Se for mesmo bom, um dia conseguirá emprego na sua área.

Cumprimentos.

Concordo na totalidade com o astuto. Aliás, as minhas palavras no teu post sobre a história da tua conhecida, foram quase iguais.
Todos têm direito a ter uma licenciatura, mas isso não significa que todos serão doutores assim que saem da faculdade. Há que fazer para merecer.

Pois!
Só uma pormenor: como é que as pessoas vão pagar os empréstimos, se não arranjam trabalho????
Isto é uma desculpa para nos endividarmos mais cedo!
É um palhaço esse senhor!

Isso é tudo muito bonito, mas acaba-se uma licenciatura já cheio de dívidas... Por um lado aumentam as propinas e depois apregoam os empréstimos como solução...
É mais uma medida que não vai resolver em nada a crise do ensino superior.

Não consigo perceber, a sério que não consigo. Se é certo que todos devemos ter igualdade de oportunidades de estudar, depois como é que se paga o empréstimo se não há emprego?? Inteligentes, estes senhores.

Realmente na teoria é muito bonito, mas na prática como é que se vai processar? sinceramente não entendo. Muitos estudantes não têm dinheiro para as propinas quanto mais para pagar emprestimos com juros a acrescer ainda.

Beijinhos