quarta-feira, agosto 08, 2007

Será possível??

Há por aí umas quantas pessoas que, de vez em quando, se lembram de tocar em assuntos que são já do conhecimento comum. Fazem-no como se tivessem descoberto uma pedra preciosa, como se só elas a conseguíssem ver, como se fossem detentoras de uma verdade absoluta. Há coisas, neste país, que nunca entenderemos, embora a sede de protagonismo não seja só exclusiva de Portugal. Se eu, ou vocês, disséssemos alguma coisa deste tipo, ninguém nos ligava nenhuma, mas como são o Y ou X toca de lhes dar destaque num dos diários mais vendidos do País (Público).

"[Na Madeira] A clientela política está instalada. A comunicação social está controlada. Mantém-se o exercício absoluto do poder"

António Vilarigues, PÚBLICO, 08-08-2007

5 comentários:

Que grande novidade que nos dá o senhor!
Tens toda a razão Cristina. Às vezes não percebo as leis que regem a comunicação social! Gostava mesmo de saber o que lhes passa pela ideia!
E depois ainda querem que acreditemos que são íntegros e que não obedecem a leis directas dos grandes donos dos jornais!
Para mim isto está tudo viciado, e infelizmente não me parece que consigam convencer-me do contrário! Foi por isso que eu desisti de ir para jornalismo!

O que eu vou dizer não tem tanto a ver com o que falas, mas mais com a patetice em que se estão a transformar jornais supostamente idóneos. Hoje saiu uma notícia interessantíssima no DN. Diziam eles que o jogador do Sporting Djaló foi mandado parar pela polícia para soprar para o balão às 2 da manhã. Não acusou nada e podia andar na rua àquela hora porque era dia de folga. Depois ainda diziam que tinham tentado contactar o jogador e a polícia para obter mais informações mas que não obtiveram resposta... Porque será? Será porque isto não era notícia nenhuma, e que ainda por cima tinha chamada de capa? Já arranjavam notícias como deve ser...

O que se verifica actualmente é uma banalização das notícias. Se assim não fosse, os telejornais não tinham razão para estarem 1h/1h30 no ar. Essa noticia que referiste é mais uma que tem como intuito provocar algo ou alguém do que propriamente informar e dar novos dados às pessoas para constituírem a sua realidade do mundo. Neste país o que vende são as notícia de 'faca e alguidar' e os casos de 'colarinho branco'.

Como dizia um autor que li muito na faculdade(tirei jornalismo) - e cujo nome não me lembro-, hoje em dia, o que devia ser noticia é quando um homem morde um cão e não quando um cão morde um homem.

É assim em todos os meios de comunicação... Quando não há notícia, a não notícia passa a ser notícia, ou então, chove-se no molhado, como é o caso da Madeira...

Cumprimentos à blogueira.

Pois, eu acho que é mesmo do calor que derrete os neurónios de quem escreve nesta altura de absoluto tédio. Também deviam fechar os jornais diários em Agosto...